Primeiro é importante começar lembrando que ansiedade pode ser normal. Entendemos por ansiedade um quadro de tensão, expectativa apreensiva ou uma resposta emocional ao medo. Portanto se você está caminhando na rua e um cão feroz começa a latir e a perseguí-lo, você sentirá vontade (e necessidade rsrsrsr) de correr, seu coração irá bater mais rápido para que seus músculos recebam suprimento sanguíneo e sua fuga seja bem sucedida, e neste momento, ainda que você não se dê conta, podem vir pensamentos do tipo “vou levar uma mordida”, “esse cachorro pode me ferir”, entre outros. Esta situação contém reações de medo e ansiedade e de modo algum é anormal.
Agora imagine que, sem que haja este cão feroz, você se perceba apreensivo, com palpitações, tensão e pensamentos de que algo ruim está por acontecer, e que este estado atrapalhe suas atividades ou prejudique sua qualidade de vida. Aí sim, provavelmente você tem um Transtorno de Ansiedade.
Os Transtornos de Ansiedade são na verdade um grupo de transtornos semelhantes, que tem a Síndrome Ansiosa como algo em comum. Eles podem incluir: Ansiedade Generalizada, o Transtorno De Pânico, a Agorafobia, o Transtorno de Ansiedade Social, as Fobias Específicas, entre outros (detalharemos cada um em outro momento).