O sono é uma função vital para o ser humano. Ele está relacionado não só ao descanso e recuperação do desgaste das horas em que passamos acordados, mas também à regulação de várias funções biológicas.
Definimos como insônia a dificuldade para iniciar o sono ou permanecer dormindo, despertar precoce e dificuldade de voltar a dormir ou ainda acordar cansado, como se o tempo dormido não tivesse sido suficiente para se recuperar.
A insônia tem várias causas, e deve sempre ser avaliada e tratada, para que o paciente possa regular todas as funções para as quais o sono é importante. Causas metabólicas, neuropsiquiátricas, comportamentais e psicológicas podem estar implicadas neste processo.
A melhora da qualidade do sono está relacionada a diminuição de fatores de risco cardiovasculares, menor dificuldade de ganhar peso, diminuição da mortalidade, menores taxas de ansiedade ou depressão.
O tratamento da insônia vai depender da causa primária, e muitas vezes requer acompanhamento multiprofissional. Medicamentos, dispositivos compressores de fluxo de ar, psicoterapia, e mudanças ambientais podem ser aplicados.