São um grupo de Transtornos que incluem comportamentos alimentares inadequados, restrição alimentar, episódios de comer compulsivo, obsessão com o peso ou a forma física e podem afetar indivíduos de ambos os sexos, em qualquer faixa etária.
Entre os mais comuns, está o Transtorno da Compulsão Alimentar, caracterizado por episódios de comer compulsivo, sensação de perda do controle sobre a alimentação, comer rapidamente, até se sentir desconfortavelmente cheio, comportamento de ingerir comida mesmo sem fome, muitas vezes sozinho, escondido(a) até sentir-se nauseado, deprimido ou culpado.
As pessoas com Transtorno da Compulsão Alimentar comumente têm excesso de peso, com grande oscilação ao longo da vida, várias tentativas de controle alimentar, dietas, exercícios e tratamentos diversos.
A abordagem normalmente é multiprofissional, incluindo psicoterapia, nutrição comportamental, educador físico e o médico psiquiatra. Existem medicações que atuam no sintoma, e sua utilização deve ser considerada em pacientes elegíveis para tal, com o objetivo de diminuir os comportamentos impulsivos sobre a comida, e favorecer o seguimento das estratégias não farmacológicas.