Muito se ouve falar nesta doença, no senso comum, na literatura leiga e em outros meios de comunicação. Ao contrário do que se pensa, a bipolaridade NÃO é, a rigor, uma característica da personalidade do indivíduo, e NÃO significa que o paciente com Transtorno Bipolar seja alguém, em seu estado habitual, instável, impulsivo, ou “de lua” (outras condições psiquiátricas podem ter estas características).
O Transtorno Bipolar se apresenta em episódios de humor – que são períodos distintos de humor anormal, diferentes do estado habitual do indivíduo. Estes episódios podem ser: depressivos, hipomaníacos ou maníacos, e comumente estão intercalados por um período variável de eutimia (humor normal do paciente).
Nos episódios depressivos, a pessoa pode apresentar tristeza, melancolia, mas também irritação. Além disso, podem estar presentes: pessimismo, desesperança, perda do prazer ou interesse pelas coisas, sensação de peso nas pernas, no corpo, de modo que não consegue desempenhar suas atividades habituais. Em alguns casos, mesmo deprimidos, pacientes bipolares podem apresentar inquietação, aumento do tempo de sono e aumento do apetite (ainda que não sejam raros a perda de peso e insônia).
Nos episódios hipomaníacos ou maníacos, percebemos uma alteração para o pólo oposto: alegria além do normal, agitação, pensamentos acelerados, logorréia, redução da necessidade de sono, aumento da energia, desinibição, comportamento inadequado, gastos financeiros excessivos, entre outros.
Os episódios podem ocorrer com semanas, meses ou anos de normalidade entre eles. Por este motivo, uma avaliação médica psiquiátrica minuciosa é fundamental para se estabelecer o diagnóstico correto.
O tratamento pode envolver a prescrição de estabilizadores do humor, psicoterapia, exercícios físicos, terapia familiar, estratégias nutricionais e neuromodulação. O objetivo é tratar e prevenir os episódios de humor, mantendo o paciente em seu estado eutímico, além de garantir o máximo de funcionalidade sócio-ocupacional, preservando as capacidades cognitivas do indivíduo.